sábado, 12 de abril de 2008

Top - filmes marcaram os meus 30 anos...

Aproveitando o momento "filosofia pré-balzaquiana", listo alguns filmes que marcaram meus 30 anos:

1. Grease - nos tempos da brilhantina
Este filme foi quem fez eu me apaixonar pelo John Travolta... a história de dois estudantes que se conhecem nas férias e, sem querer, acabam estudando na mesma escola... uma historinha água-com-açúcar com uma trilha sonora maravilhosa!

2. Curtindo a vida adoidado
Quem nunca quis (ou tentou) fazer como o Ferris????????? Ah, a adolescência... marcada por esse filme maravilhoso!!!

3. Clube dos cinco
Uma tradução da época da escola. Não me esqueço da frase, que inicia e termina o filme, o qual realmente estigmatiza os adolescentes em diferentes grupos: "Para você, sempre seremos: o atleta, a princesa, o cérebro, o rebelde e a estranha"... é interessante perceber a imagem que cada um quer manter e como os outros os vêem... é o momento da busca da identidade. Fantástico. Obra prima!!! Amo este filme!

4. O enigma da pirâmide
Clássico da adolescência, este filme nos mostra um Sherlock Holmes jovem, na escola, em sua primeira aventura ... não vou ficar falando muito sobre o filme senão acabo contando tudo... Este é um filme que toda vez que passa assisto. Clássico da Sessão da Tarde....

5. Labirinto
David Bowie me ganhou neste filme! Com efeitos especiais maravilhosos (para a época), lembro como se fosse ontem a primeira vez que vi... a aventura de uma menina para resgatar seu irmão levado pelo rei dos duendes e preso em um labririnto... depois de uns anos a Xuxa criou o "super Xuxa contra o Baixo Astral", que tem cenas muito parecidas com a deste filme... qualquer semelhança é mera coincidência... kkk

6. A história sem fim
Clássico da minha infância... lembro até hoje da hora em que o cavalo cai na areia movediça e eu me joguei no chão da sala querendo ir junto com ele... (desde pequena - retardada)... a aventura de um menino contra o poderoso "Nada"... vale a pena ver de novo!!!

7. O feitiço de Áquila
Ô meu Deus! Até hoje fico nervosa com esse filme, o qual um casal é amaldiçoado por um "religioso", o Bispo de Áquila (por sinal, apaixonado pela joven Isabeau) ... e viram animais... ela uma águia e ele um lobo... assim não podem concretizar seu amor. O filme gira em torno da luta em quebrar o tal feitiço!

8. Flashdance
Qual menina nunca dançou esta música em uma apresentação de escola ou de jazz??????? Trilha sonora inesquecível e marcante!!!

9. Os embalos de sábado à noite
Mais um de John Travolta na lista. O jovem Tony Manero é um ícone da minha geração... rsrsrsrsrs

10. O pássaro azul
Clássico para ser assistido com a mãe ou com a vó (ou as duas juntas... hehehe) - A busca da menina Metyl Tyl pelo pássaro azul da felicidade... A versão com a Shirley Temple é infinitamente melhor que a com a Elizabeth Taylor...

2 comentários:

Soraya Wallau disse...

Amei essa lista, alugo sempre todos esses, para momentos saudosistas. Bjão.
Ah, o Labirinto a gente assistiu juntas no cinema, lembra?!

Silvia disse...

Adorei a lista!!! Recomendo o filme "Escritores da Liberdade". A mensagem é rica demais. Meus alunos adoraram (de Ensino Médio e EJA também). Vale a pena ver.
Também adorei Labirinto,Flash dance, O pássaro azul... Há situações que ficam para sempre.

Silvia.